INFORMAÇÕES


CURSO 2013/1

COMUNICADO:

Comunicamos aos  alunos do Curso de Especialização de TIC aplicadas à Educação/UFSM a oficialização da norma vigente sobre o acesso dos alunos às provas presenciais no ambiente Moodle: 
 
O acesso à prova presencial por parte do aluno no ambiente Moodle somente é permitido presencialmente em seu Polo respectivo com a presença do Coordenador de Polo, responsável pela aplicação da mesma. A partir desse comunicado, caso seja registrado no Moodle o acesso de algum aluno antes do horário apontado na ata de presença da prova, esse aluno terá a nota de sua prova zerada, uma vez que não é permitido consulta para realização das provas presenciais. 
Andreia Oliveira e Ronaldo Glufke
Coordenadores do Curso de Especialização de TIC aplicadas à Educação/UFSM.
 

AVALIAÇÕES PRESENCIAIS:

As avaliações presenciais tem presença obrigatória. Salvo casos que se enquadrem nos critérios definidos pela UFSM e apresentem atestado em tempo hábil, o aluno que faltar não terá o direito de realizar nova avaliação.
Acompanhe as datas na página CALENDÁRIOS.


JUSTIFICATIVAS DE AUSÊNCIA NAS AVALIAÇÕES PRESENCIAIS:

Só será permitida a realização da prova em segunda chamada, das ausências justificadas que forem entregues à Coordenação de Tutoria dentro do prazo de 48 horas, conforme regimento institucional.

O aluno precisa justificar e documentar a ausência no prazo de 48h.  A documentação pode ser encaminha em arquivo digital (para a Coordenação de Tutoria, com cópia para o polo) dentro do prazo e, posteriormente, remetida fisicamente à coordenação do curso com cópia para o polo.
As justificativas com validade legal, e protocoladas dentro do prazo, serão aceitas integralmente.
Outras justificativas que não estejam previstas em lei, serão avaliadas pela coordenação do curso.

Por justificativas com validade legal entendem-se:

  • Obrigações militares;
  • Participação em competições oficiais;
  • Graves problemas de saúde;
  • Licença Maternidade;
  • Doenças Infectocontagiosas;
  • Luto em primeiro grau.


REPROVAÇÃO:

Em caso de reprovação, o aluno não poderá defender seu TCC no final do curso e deverá cursar novamente a disciplina em Edição posterior do curso, uma vez que as disciplinas são ofertadas uma única vez na mesma Edição.

Em caso de reprovação em uma única disciplina por nota em todo o curso, o aluno tem o direito de realizar a prova da resolução 05 antes de solicitar sua defesa de TCC.


TEMPO DE CONCLUSÃO DO CURSO:

O curso de TIC possui 18 meses de prazo.
Os alunos que não concluírem o curso no período máximo de 18 meses serão, impreterivelmente, desligados do curso.


DESLIGAMENTO DO CURSO:

Em casos de desligamento do aluno do curso por reprovação, desistência, não realização de matrícula, expiramento do prazo ou outras situações, o reingresso só é possível a partir de classificação em nova seleção pública. Nesse caso, as disciplinas cursadas com aprovação, poderão ser reaproveitadas.


MATRÍCULA:

A matrícula é ato de obrigação do aluno em todos os semestres.
Em caso de esquecimento ou perda do prazo o aluno poderá ser desligado do curso.


DEFESA DO ARTIGO:

As datas das defesas são programadas para acontecer nas sextas-feiras e sábados, em horários matutinos e vespertinos. A data será adequada em função da disponibilidade dos professores da banca e do polo onde será realizado.
A defesa é pública, a comunidade pode fazer parte deste evento.